Scroll Top

Quer Receber Nossas Dicas e Novidades Agora?

          Deixe Seu E-mail e Fique Por Dentro Do Nosso Site!

Saúde e Doença

AIDS: tudo o que precisa saber sobre a doença

A AIDS é uma doença amplamente divulgada, porém nem todas as pessoas sabem os detalhes ao redor das informações mais importantes sobre este mal.

Visto o perigo de contágio por conta da versatilidade e libertinagem do sexo hoje em dia, bem como do consumo de drogas cada vez mais em mãos, é essencial que dúvidas ao redor deste tema tão polêmico estejam compreensíveis para que não sejamos acometidos por este incômodo.

O que você precisa saber sobre a AIDS?

Os temas abaixo tratam de questões muitas vezes mal esclarecidas sobre a AIDS. Portanto, ficar atentos às respostas a seguir, ajudará a nos proteger e precaver para que este mal não se instale em nossas vidas.

Afinal, o que é a AIDS?

AIDS, também chamada Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença contagiosa procedente do vírus HIV, que acarreta a perda da imunidade progressivamente.
Quem tem AIDS apresenta uma queda da taxa de linfócitos CD4, que são células extremamente importantes para que o nosso organismo se defenda de outros males que possam surgir. Sendo assim, quanto mais grave a AIDS se torna, mais compromete as defesas do organismo, e infelizmente o portador do vírus não consegue mais lutar contra outras infecções.



Como a AIDS é transmitida?

A transmissão da AIDS acontece por meio do contato com as mucosas ou outras áreas feridas do corpo humano. Porém, não se engane achando que qualquer contato como suor, beijo na boca, utilização de objetos como alicates de unha ou lâminas de barbear, picada de mosquitos, dentre outros tipos de comportamento, podem fazer com que alguém pegue AIDS.

O que causa o contágio são relações sexuais sem proteção e o compartilhamento de agulhas ou produtos que envolvam contato sanguíneo, como transfusões de sangue ou injetar drogas na veia, por exemplo.

Ainda, é possível que uma mãe transmita o vírus ao filho por meio da gestação e obviamente todos os resíduos que passa para o feto por meio da placenta.

Quais são os sintomas da AIDS?

Os sintomas mais comuns de alguém que está infectado com o vírus da AIDS são:

Ter febre constantemente;
Apresentar manchas na pele;
Calafrios;
Dor de cabeça, de garganta e nas articulações;
Ínguas.

Agora, se alguém está com o vírus em um estágio mais avançado, pode apresentar os seguintes sinais:

Tuberculose;
Meningite;
Candidíase;
Pneumonia.

De acordo com os sintomas, o diagnóstico se torna importante e acontece por meio de um exame de sangue, chamado de teste Elisa. Este exame é capaz de mostrar a infecção 20 após o contato. Se por acaso depois de três meses o resultado der negativo, a pessoa não está infectada pelo HIV.

Qual é o tratamento para AIDS?

Infelizmente ainda não foi descoberto nada que combata a AIDS efetivamente. Entretanto, há o coquetel de medicamentos para quem apresenta a doença. Por conta deste coquetel, é possível que a pessoa que tenha o vírus da AIDS consiga conviver por muito tempo com a doença.

Geralmente quem faz uso do coquetel pode apresentar os seguintes efeitos colaterais:

•Redistribuição de gordura pelo corpo, também denominado lipodistrofia;
•Acúmulo de tecido adiposo no abdômen;
•Tonturas;
•Danos ao fígado e rins.

Mesmo com os efeitos citados os pacientes conseguem responder bem ao tratamento por meio dos coquetéis.

Previna-se

É claro que para a maioria das pessoas ter ou não aids corresponde em grande parte pela maneira como se vive.

Sendo assim, use camisinha em todas as relações sexuais, mesmo quando for fazer sexo oral.

Não compartilhe agulhas mediante transfusões de sangue ou caso haja consumo de drogas. Por mais que pareça extremismo, atitudes podem significar vida.

Infelizmente a AIDS ainda é amplamente disseminada, tamanha a despreocupação de alguns. Entretanto, agora que sabe todas as informações sobre esta doença, fica muito mais fácil prevenir-se.



Comentários

Gostou do nosso artigo?

Gostou do nosso artigo?

Cadastre Seu E-mail Para Receber Nossas Dicas e Novidades!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.