Scroll Top

Quer Receber Nossas Dicas e Novidades Agora?

          Deixe Seu E-mail e Fique Por Dentro Do Nosso Site!

Saúde e Doença

Câncer de próstata: o que pode ser feito para evitar esta doença?

Os homens não são conhecidos pelo cuidado excessivo com a saúde. Alguns são displicentes quando o assunto é fazer exames ou uma rotina de atitudes preventivas quanto a possíveis doenças que possam surgir.

Há ainda outro ponto para que os homens deixem de lado a preocupação com instabilidades no seu corpo: o preconceito.

Para alguns, não é preciso que exames sejam realizados, porque acreditam que o sexo masculino tem uma autossuficiência singular e que os métodos usados pela medicina são muitas vezes considerados incômodos.

Uma das doenças que mais acometem os homens é o câncer de próstata.
Hoje entenderemos tudo relacionado a este mal. E que definitivamente, já passou da hora para que a nossa rapaziada comece a se preocupar mais com a saúde.

Câncer de próstata: o que é?

É o câncer que ocorre na próstata – uma pequena glândula em forma de noz que envolve a uretra masculina logo abaixo da bexiga urinária, podendo ser sentida através do exame de toque retal.  Sua principal função é armazenar e secretar um fluido claro que constitui 10 a 30% do volume do fluido seminal, que, junto com os espermatozóides, constitui o sêmen.

Quais são os sintomas?

A prostatite— inflamação da próstata — pode causar febre, desconforto ao urinar e dores na região da bacia e da bexiga.

Outros sintomas: vontade de urinar à noite, diminuição da força do jato urinário e sensação de que a bexiga não está completamente vazia.

Também podem surgir tumores malignos na próstata.

Em casos mais avançados do câncer, podem aparecer: retenção urinária com inchaço da bexiga, dores nas costas, problemas neurológicos e inchaço nas pernas devido à obstrução do sistema linfático.

Quem são as vítimas do câncer de próstata?câncer de próstata

Além do fator genético ser um ponto importante no aparecimento deste tipo de câncer, outras características também são pontuadas:

•Homens com mais de 50 anos.
•Homens sedentários e com dietas gordurosas têm maiores probabilidades de desenvolver o câncer.
•Homens negros
•Fatores hormonais


Prevenção

O exame ainda é o método mais eficaz para que o câncer de próstata seja detectado.
Ainda, a prevenção pode incluir maior ingestão de
alimentos de origem vegetal,e o consumo de cinco ou mais porções diárias de frutas e legumes, bem como pão, cereais e produtos derivados, massas, arroz e feijão.

Frutas como tomate, laranja e melancia são ricos em licopenos — antioxidantes que ajudam a evitar danos ao DNA e podem diminuir o risco de câncer de próstata.


Tratamento

O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos.

Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção que deve ser considerada.

Entendemos, de acordo com as informações acima, que qualquer tipo de doença pode ser detectado e curado se houver prevenção. Com o câncer de próstata não é diferente.

Se você é homem e faz parte dos fatores de risco, não hesite em fazer o exame para que transtornos futuros sejam evitados.

Se você é mulher, passe informação aos homens que conhece, usando de persuasão para que ações sem tomadas a fim de evitar que este tipo de câncer continue crescendo no mundo.

A erradicação de qualquer doença depende, em primeiro lugar, de como tomamos as devidas providências para que nos manter afastados de qualquer mal.

 

Comentários

Gostou do nosso artigo?

Gostou do nosso artigo?

Cadastre Seu E-mail Para Receber Nossas Dicas e Novidades!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.