Scroll Top

Quer Receber Nossas Dicas e Novidades Agora?

          Deixe Seu E-mail e Fique Por Dentro Do Nosso Site!

Lazer e Estética

Cirurgia bariátrica o que é? Quais os benefícios? Sintomas? Confira aqui !

O que é a cirurgia bariátrica?

É uma cirurgia de redução de estômago, conhecida também como gastroplastia, recomendada a pacientes que apresentam IMC igual ou maior que 35 e que estejam associados a casos como diabetes, dislipidemias, apneia do sono e pressão alta, objetivando a redução do peso e uma melhor qualidade de vida. Para a realização da cirurgia bariátrica também é necessário que a pessoa já tenha passado por tratamentos clínicos sem sucesso.

São vários os benefícios obtidos após a cirurgia bariátrica, como por exemplo :

cirurgia bariátrica

– Controle da pressão arterial

– Melhora os níveis de colesterol e triglicerídeos

– Auxilia a melhora de incontinência urinária

– Redução de problemas respiratórios

– Melhora o nível glicêmico

– Diminui a incidência de refluxo

Sintomas freqüentes:

Após a cirurgia bariátrica, podem ocorrer algumas complicações como, por exemplo, vômitos, anemia, intolerância alimentar e síndrome de dumping. Em casos mais raros, a cirurgia pode levar a infecções, hérnia no local do corte, deiscências de suturas, tromboembolismo (entupimento de vasos), obstrução intestinal, pneumonia e abscessos (infecção interna).

Cirurgia bariátrica x gravidez :

Para que a mulher possa engravidar é recomendado que ela aguarde aproximadamente 18 meses após a redução de estômago. Ter o acompanhamento médico e nutricional é muito importante para a saúde do bebê, pois evitará a carência de vitaminas. Caso seja necessário, o nutricionista indicará a suplementação apropriada.

Qual importância de ter uma equipe multidisciplinar?

O acompanhamento de uma equipe multidisciplinar (médico, nutricionista, psicólogo e educador físico) é fundamental para que não venha surgir complicações após a cirurgia. Devido à baixa ingestão alimentar é comum ocorrer falta de nutrientes no indivíduo. Sem a orientação nutricional adequada o paciente pode apresentar déficit de vitaminas e proteínas, causando fraqueza, queda de cabelo excessiva e unhas quebradiças. Após a cirurgia bariátrica será necessário o uso de suplementos vitamínicos a dieta, seguindo sempre a orientação do nutricionista.

Como se alimentar?

O pós-operatório da cirurgia bariátrica exige cuidados alimentares fazendo primeiro uma dieta líquida e depois uma dieta pastosa, passando para a alimentação sólida apenas 30 dias após a cirurgia.Durante os primeiros meses após a cirurgia deve-se evitar alguns alimentos como: frituras,café,pimenta,chocolate e doces em geral,bebidas alcoólicas,refrigerantes,chá mate e condimentos químicos. O paciente precisa estar consciente de que haverá mudança nos hábitos alimentares, reeducando sua forma de comer e que será para sempre o tratamento.

Comentários

Gostou do nosso artigo?

Gostou do nosso artigo?

Cadastre Seu E-mail Para Receber Nossas Dicas e Novidades!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.