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Saúde e Doença

Sono: por que precisamos dormir bem?

Nosso corpo necessita de uma boa noite de sono para estar bem no dia seguinte. O ato de dormir é como um estado de vida, como, por exemplo, fazer atividade física. Não ter uma noite de sono adequada nos traz consequências, como, cansaço excessivo, falhas da memória e estresse.

Cada indivíduo possui um mecanismo de sono diferente, variando entre um período de 6 a 12 horas. Durante o sono a velocidade das atividades metabólicas diminui e o nosso corpo e cérebro se recompõem.

O sono nos diferentes estágios da vida

Durante a vida nosso mecanismo de sono sofre alterações, implicando mudança nos horários para dormir.

  • Bebês- eles precisam de mais horas de sono por dia, por isso passam mais da metade do dia dormindo. É enquanto dorme que hormônios estão sendo lançados no organismo, como o hormônio do crescimento. E também ajuda a regular o apetite e fortalecer o sistema imunológico.
  • Crianças e adolescente- é recomendável dormir em torno de 9 a 11 horas.
  • Adultos- geralmente necessitam de 6 a 8 horas para se recompor.
  • Idosos- necessitam de um menor tempo de sono, entre 7 e 8 horas por dia.


É importante lembrar que é preciso além da quantidade de horas, ter qualidade no sono que ofereça bem-estar.

Benefícios do sono para o nosso organismo:

  • Previne a depressão;
  • Proporciona melhor desempenho do trabalho e atividades durante o dia;
  • Ajuda controlar o diabetes;
  • Controle do estresse;
  • Controla o apetite, consequentemente evitando a obesidade;
  • Fortalece a memória e melhora o raciocínio;
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares.

As fases do nosso sono

  • Primeira fase- é caracterizada pela transição da vigília para o sono.
  • Segunda e terceira fase- ocorre o relaxamento dos músculos, a atividade cerebral e metabólica diminui e o ritmo da nossa respiração começa a apresentar irregularidades.
  • Quarta fase- é quando entramos em sono profundo, com função de restauração dos processos físicos e químicos do nosso corpo.
  • Fase REM- apesar de representar cerca de 20% do sono total, é uma das principais fases. Nesta fase o cérebro apresenta intensa atividade, ocorrem os movimentos rápidos dos olhos (REM) e sonhamos.

A temida insônia


Insônia é um distúrbio do sono característico de pessoas que apresentam dificuldade ou que não conseguem dormir, ou ainda, dificuldade para iniciar o sono e mantê-lo, ou a sensação de não ter dormido o bastante.

A apneia do sono é umas das causas da insônia, que apresenta o sono irregular por não respirar o suficiente enquanto dorme. Apneia do sono pode ocorrer por excesso de peso ou algum problema na faringe.

Algumas das consequências são o cansaço, irritabilidade, fobias, ardência nos olhos, ansiedade e muita dificuldade de concentração e memorização.

Como podemos ter uma noite de sono melhor

  • Ter um horário certo para dormir, até mesmo nos fins de semana se possível;
  • Deixar o ambiente confortável;
  • Preferir o ambiente com pouco barulho;
  • Deixar o lugar com pouca luminosidade;
  • Apresentar uma temperatura agradável;
  • Dormir em colchão e travesseiros confortáveis;
  • Desligar aparelhos eletrônicos quando for dormir;
  • Fazer exercícios físicos diariamente;
  • Parar de fumar ou evitar fumar a noite;
  • Evitar cafeína e bebidas alcoólicas antes de deitar.

São medidas simples que vão nos ajudar a dormir melhor. E no caso de fazer o uso de comprimidos para dormir, lembre-se de utilizá-los somente com recomendação médica.

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